7 habilidades necessárias para seguir uma carreira em tecnologia

Matheus Farhan • 26 de abril de 2024
7 habilidades necessárias para seguir uma carreira em tecnologia

A carreira em tecnologia é repleta de oportunidades e atrai cada vez mais jovens para este mercado. Afinal, é nítido aos olhos de todos que a tecnologia vai evoluir muito ao longo dos próximos anos.


Por isso mesmo, quem segue carreira na área e tem conhecimento aprofundado consegue se reinventar ao longo dos próximos anos. De modo que, o desemprego não seja uma preocupação. Diante do cenário favorável para a carreira em tecnologia, nós trouxemos dicas e informações úteis sobre as principais oportunidades do mercado.


A carreira em tecnologia é a prova de crise?


A carreira em tecnologia parece ser mesmo resistente a todo tipo de crise! É o que prova uma pesquisa conduzida pela Advance Consulting em 2023, que observou crescimento de 20% no mercado de TI no primeiro semestre de 2023.


O crescimento é muito acima daquilo que se esperava para o período. Além do crescimento contínuo, o mercado enfrenta falta de mão de obra qualificada.


Por isso, os profissionais que são especializados conseguem obter vantagem, encontrando diferentes empresas que disputam suas habilidades.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit de profissionais de tecnologia deve ultrapassar meio milhão até 2025.


Portanto, aqueles que desejam estudar uma área resiliente e com boas oportunidades no mercado, podem aproveitar para desenvolver a carreira no mercado de tecnologia.


Como começar a carreira em tecnologia?


Os jovens que estão pensando em como começar a carreira em tecnologia podem aproveitar o curso técnico, como uma oportunidade de aprendizado rápido, visando obter conhecimento técnico que possibilita a obtenção de empregos na área.


Quem tem interesse na área e começa um curso técnico pode aproveitar as possibilidades que o curso oferece para entender mais sobre o mercado, observar a rotina de estudos e se beneficiar.


Afinal, entendendo o que precisa ser absorvido e vivenciando a jornada de aprendizado em tecnologia, é natural que o estudante tenha vários insights.

E isso faz toda a diferença para que possa descobrir suas preferências na área, entender como funciona o mercado e absorver o máximo de conteúdo possível.


Muitas vezes, após terminar um curso técnico na área de tecnologia, o estudante já sabe qual é a área na qual deseja se especializar. O que contribui para que possa seguir sua jornada de aprendizado e possa também começar a atuar na área.


Afinal, terá uma formação que o habilita para trabalhar em uma carreira de tecnologia, aproveitando as diferentes oportunidades que o mercado oferece.


Portanto, não há motivos para o interessado em seguir carreira na área de tecnologia deixar de fazer um curso técnico.


A formação técnica é rápida


Um diferencial interessante para quem busca entrar no mercado de tecnologia é que a formação técnica é rápida. Em média é possível obter seu certificado de conclusão do curso em 6 meses, podendo demorar até 12 meses após a data da matrícula.


Portanto, o interessado em investir em uma formação na área de tecnologia que deseja começar a usufruir o quanto antes dos resultados conquistados com o certificado de conclusão tende a optar pela formação técnica.


Uma vez que, formações de ensino superior, por exemplo, costumam demorar 4 anos para serem concluídas. Começando com uma formação técnica, o interessado descobre com mais profundidade o universo de possibilidades na área de tecnologia e aproveita o processo para se inserir no mercado de trabalho mais rapidamente.


Como é a carreira em tecnologia?


A carreira em tecnologia tem algumas características interessantes, que vale a pena analisar antes de adentrar neste universo:


1) Requer atualização constante


A área de tecnologia é uma área de formação que requer atualização constante. Por isso, o profissional precisa ser dedicado e gostar de estudar.

Constantemente são lançadas novas tecnologias que exigem essa atualização do profissional. Caso contrário, as chances de ficar parado no tempo e perder sua boa remuneração são altas.


Além disso, o profissional precisa se especializar justamente para que tenha facilidade de conseguir emprego e performar bem. Uma vez que, é indispensável dar suporte aos clientes e continuar fazendo um trabalho de qualidade.


Seja como empresário do ramo ou como funcionário de carteira assinada, a preocupação com a atualização é uma constante na atuação do profissional que lida com tecnologia.


2) É uma carreira flexível


Um ponto interessante para quem gosta de flexibilidade é que a carreira te dá muita liberdade. É possível empreender ou se tornar funcionário e ser bem remunerado.


Além disso, a carreira em tecnologia também apresenta como vantagem a possibilidade de trabalhar home office ou no escritório.


Seja qual for a sua escolha, existem boas oportunidades em praticamente todo o país. Por ser um segmento que requer muitos profissionais e está sempre contratando, é comum que o profissional encontre boas oportunidades até mesmo para fazer trabalho remoto.


Não é raro que os especialistas com uma excelente formação tenham boas oportunidades de emprego sem sequer precisar sair de casa todos os dias para trabalhar.


Portanto, é válido e interessante aproveitar a flexibilidade da carreira para que possa crescer no segmento.


3) Existem muitas oportunidades de aumento salarial


Um aspecto interessante das oportunidades de carreira em tecnologia se dá justamente pelo fato de ser um setor da economia que não tem crise e que está sempre em busca de mão de obra.


Esse conjunto de fatores faz com que seja possível ter aumentos salariais expressivos e frequentes. Muitas pessoas buscam um salário alto, mas param de estudar, param de ter um desempenho positivo para a empresa e acabam não alcançando o próprio objetivo salarial.


O ideal, na verdade, é aproveitar que a área está em constante evolução e que há oportunidade, para que possa evoluir junto com o mercado e alçar novas oportunidades de salários mais altos.


Muitas vezes, será preciso mudar de empresa para aproveitar as oportunidades. O que faz com que o interessado necessite trabalhar continuamente na busca por novas oportunidades e networking.


Afinal, as oportunidades costumam surgir para quem se prepara em prol de conquistá-las. Diante disso, é importante se preparar e buscar construir suas próximas oportunidades, para que possa alcançar a faixa salarial que sempre sonhou, trabalhando com projetos com os quais se identifica. 


4) Os ganhos tendem a ser expressivos para profissionais que atuam com excelência


Diferentemente de algumas profissões que possuem a média salarial mais baixa, os profissionais de tecnologia alcançam médias salariais muito expressivas.


O que faz com que seja interessante para quem busca ascender profissionalmente e ter um salário que é acima da média.


É natural que os profissionais mais qualificados, com mais experiência consigam ter um bom resultado.


Ter uma atuação de excelência é um grande diferencial para quem busca alcançar salários mais altos. O que exige dedicação contínua do colaborador.

Fazer networking e buscar oportunidades em outras empresas que estejam contratando para cargos acima do seu atualmente também é de fundamental importância. Afinal, em muitos casos o profissional deixa de ganhar mais justamente por não ter coragem de fazer a migração de empresa.


Quais são as habilidades necessárias para quem quer seguir carreira em tecnologia?


Um profissional que deseja seguir carreira na área de tecnologia precisa desenvolver uma série de habilidades, nós listamos as principais, confira:


1) Dominar os conhecimentos técnicos da área escolhida


Seja como programador, desenvolvedor full stack, especialista em análise de dados ou segurança da informação, é imprescindível dominar os conhecimentos técnicos para atuar.


A área de tecnologia é bastante versátil, sendo possível trabalhar com diferentes segmentos de acordo com as suas preferências e área com a qual se identifica.


É natural que cada pessoa tenha suas preferências e é importante que o profissional reconheça isso para que tenha facilidade de escolher a área na qual deseja seguir.


A boa notícia é que praticamente todas as áreas que envolvem conhecimentos sobre tecnologia possuem alta demanda. Por isso, desde a programação, desenvolvimento de software, atuação com redes de computadores, bancos de dados e afins demandam muitos profissionais.


O que faz com que os especialistas tenham uma boa renda mensal, aproveitando a possibilidade de se destacar no mercado com seus conhecimentos técnicos.


2) Capacidade de resolver problemas complexos


É fundamental ter uma boa capacidade de identificar, analisar e resolver problemas com o mínimo de recursos e máximo de eficiência.


Tendo em vista que, um técnico que dá suporte de TI, por exemplo, é um profissional que é chamado para resolver problemas de seus clientes.

O que demanda uma capacidade de resolução de problemas acima da média. Ser capaz de analisar as situações, desenvolver pensamento crítico e tomar boas decisões mesmo sob pressão são habilidades essenciais.


3) Habilidade de trabalhar em grupo


Muito embora seja comum que os principais problemas de tecnologia sejam resolvidos por um único profissional, existem demandas que só podem ser executadas por uma equipe.


Aspecto que revela a importância de trabalhar bem com um time, mantendo boa comunicação com todos, respeito e um trabalho de excelência.


Portanto, é indispensável ter habilidade de trabalhar em grupo, para que possa se sair bem diante de qualquer tipo de situação. Um profissional que é brilhante sozinho, mas não consegue trabalhar bem em equipe acaba ficando de lado no mercado.


Uma vez que, todas as empresas são organismos que trabalham em equipe. Mesmo o líder, precisa de sua equipe para que possa demonstrar uma boa performance. Por isso, quem tem dificuldade de trabalhar em equipe precisa melhorar essa habilidade o quanto antes.


4) Capacidade de comunicação


Muitas vezes os profissionais são brilhantes em conhecimentos técnicos de suas áreas, mas falham demais na capacidade de comunicação.


Se comunicar com eficiência consiste em falar de forma clara, para que os colegas consigam compreender suas ideias e aproveitar suas orientações.


A comunicação é uma via de mão dupla, que precisa do uso de palavras que tragam a máxima clareza para que seja possível minimizar os ruídos e falhas na comunicação.


5) Capacidade de liderar equipes


Até mesmo quem não entra no mercado com objetivo de ser líder, uma hora poderá alcançar essa oportunidade. Afinal, quem busca ganhar mais deve sair da posição de liderado para líder.


Alcançar novas posições na carreira é relevante para que possa ganhar mais, ter novos projetos para lidar e se manter motivado. A motivação surge justamente quando a carreira está em constante movimento.


Se o profissional está conformado em ficar muitos anos na mesma posição dentro da empresa, é natural que seus resultados financeiros sejam pequenos e sua jornada de trabalho sem novidade.


6) Gestão do tempo


Mesmo nos projetos mais complexos, que demandam excessivamente de sua capacidade mental, é necessário e possível demonstrar uma boa gestão do tempo.


Uma vez que, é a gestão do tempo que ajudará a trazer a resolução do problema com eficiência. Afinal, por eficiência entendemos que o profissional demonstra a capacidade de usar os recursos disponíveis.


Todo profissional que faz boa gestão do tempo tende a ter resultados acima da média, justamente por ter uma boa performance, entregando as demandas que são solicitadas pelos superiores.


7) Adaptabilidade


O profissional que atua com tecnologia precisa ser essencialmente adaptável. Afinal, é uma área em constante evolução, o que demanda que o profissional se adapte aos novos cenários que o próprio mercado impõe.


Por isso mesmo, ser resistente à mudança faz com que o profissional estagne e isso é extremamente prejudicial para a carreira.


O ideal é que se tenha clareza sobre a importância de se adaptar ao mercado, continuar estudando e evoluindo junto com o mercado. Caso contrário, haverá nítida dificuldade de alcançar resultados acima da média.


Portanto, ter uma carreira de sucesso na área de tecnologia exige um conjunto de habilidades, que precisam ser trabalhadas para que o profissional possa dar o melhor de si.


Caso contrário, é natural que a carreira fique estagnada mesmo quando o profissional está inserido em um mercado promissor.


Vale a pena fazer um curso técnico para seguir carreira em tecnologia?


Sem dúvidas! Quem tem interesse na área de tecnologia deve ter o cuidado de iniciar a formação o quanto antes, para aproveitar as boas oportunidades que este mercado oferece.


Dessa forma, é possível investir em uma formação técnica, que pode ser terminada com agilidade. Aspecto que faz toda a diferença para que se insira no mercado de trabalho com rapidez, aproveitando as oportunidades disponíveis.


Fazendo um técnico o interessado consegue ter uma visão mais aprofundada do mercado. Ao mesmo tempo em que poderá aproveitar a formação técnica para se inserir no mercado após concluir o curso.


Vale muito a pena fazer a formação técnica EAD, para que possa obter o seu certificado com significativa agilidade.


CPETech: faça seu curso com alta qualidade


Uma proposta inovadora que combina a expertise do CPET, maior escola de cursos técnicos online do país, com a experiência da Impacta, eleita 6 vezes a melhor em cursos de TI do Brasil, oferecendo a você a melhor formação possível.


Agora que já sabe mais sobre as oportunidades de carreira em tecnologia, não deixe para depois! Faça sua matrícula o quanto antes e conte com toda a qualidade CPETech para sua formação.


Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC e entregam a excelência que sua formação exige. Aproveite para fazer a sua matrícula hoje mesmo, começando uma formação que te ajudará a se inserir no mercado e ter excelência naquilo que você deseja fazer profissionalmente. 


O que é Desenvolvimento Full Stack?
Por Matheus Farhan 3 de junho de 2024
Já ouviu falar sobre desenvolvimento full Stack? A carreira na área está em alta, o que faz com que muitas pessoas tenham curiosidade sobre o que esse profissional faz e como se formar na área.
O papel da análise de dados no mundo atual
Por Matheus Farhan 8 de maio de 2024
A análise de dados faz parte do cotidiano de muitos profissionais e já não é mais uma exclusividade daqueles que atuam na área de tecnologia. Tendo em vista que, os dados permeiam o nosso cotidiano e são importantíssimos para que tenhamos sucesso em diferentes áreas.
O futuro da formação em tecnologia para colaboradores
Por Matheus Farhan 6 de maio de 2024
A formação em tecnologia para colaboradores é um investimento que praticamente todas as empresas deveriam fazer. Tendo em vista que, a tecnologia é parte essencial do cotidiano de qualquer profissional, independentemente de qual é a área de atuação daquele colaborador.
Share by: